segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

A busca por uma vida mais organizada – Parte III – Das minhas Metas


Este texto tem quatro partes. Esta é a terceira. Aqui estão as partes I, II e IV.


Sabe a velha história de "ano novo, vida nova"? Mais ou menos isso...
 

Embora não acredite em "resoluções de ano novo", acredito que toda mudança tem um começo. Eu já estou cansada desse ciclo que tanto se arrasta, já tenho buscado soluções há tempos e lido muito a respeito. Agora, com a virada do ano, vi muita gente escrevendo idéias de organização, mudança, objetivos: colocar tudo no papel. Pode ser bobagem, é claro, repito que o papel aceita tudo que nele for escrito. Mas talvez tomando como metas algumas coisas simples, objetivas, claras e factíveis, isso possa realmente ajudar. Podem notar que escrevo "possa", detestaria voltar aqui em alguns meses e ler "resoluções" não cumpridas, do tipo "a partir de hoje, vou a, b, c, d". Até porque já me conheço de outros carnavais. Quando estava grávida (santa ingenuidade), fiz uma lista de horários de mamadas, sonecas e passeios até os seis meses de idade e outra pra depois dos seis meses. Não conhecia ainda o conceito de amamentação em livre demanda e, acho que como toda mãe de primeira viagem, achava que o bebê seria como um boneco ou uma extensão de mim, que dorme, acorda, mama na hora que queremos. Até hoje quando releio essas anotações rio da minha ingenuidade e ignorância.

Enfim, não quero escrever resoluções absolutas como se declarasse que "o sol vai nascer amanhã". Quero ter metas. E sei que não vou cumprir tudo de uma vez. Então juntando alguns conselhos que li (não dados diretamente a mim), o mais importante sendo da Anna Gallafrio, mas com ideias de outros lugares, resolvi colocar no papel. O que eu quero fazer? Quando? Como vou fazer pra isso acontecer? Comecei a estruturar isso dois dias atrás, mas só agora consegui sentar para escrever um texto a respeito. Além disso, tenho lido bastante sobre educação infantil, homeschooling, unschooling (assunto pra outro post) e contato entre pais e filhos. Minha ideia não é tirar o filho da escola, mas tirar as regras escolares da minha cabeça. Menos "presta atenção, senta direito, faz assim, faz assado" e mais espontaneidade, brincadeiras não-direcionadas, contato e conexão. Enquanto estiver com meu filho, na rua e em casa, quero poder realmente estar com ele, por mais difícil que isso seja pra todos nós, adultos. Simplesmente estar junto, sem relógio, computador, celular, conversas paralelas ou cabeça na lista de compras. Li um pouco do Conexão Pais e Filhos, um pouco do Tudo Sobre Minha Mãe e um pouco do Simple Homeschool. Estou tentando adaptar tudo isso à minha realidade e às minhas expectativas.

Então finalmente, o motivo pelo qual escrevi esse texto: minhas idéias de mudança.

Comecei fazendo uma lista das coisas que quero fazer em 2014:


Com o Apolo:
- brincar +
- ter horários + organizados
- melhorar a alimentação
- + passeios
- + ajuda na organização da casa (sim, tem que aprender cedo, eu não aprendi)

Comigo:
- me alimentar melhor
- organização do tempo
- organização da casa
- exercício (sedentária total no momento, nenhuma tentativa perdura)
- ler: lazer (quer dizer ler livros, aqueles que sempre quis e nunca li)
- escrever: blog
- escrever: projetos (aqui uma questão pessoal/profissional)
- menos computador
- mais contato com amigos


Depois fiz uma lista de atividades diárias que quero que aconteçam aqui em casa, comecei estipulando para as férias (temos mais 3 semanas), para depois ajustar à realidade de aulas/trabalho:

Apolo:
- brincar com a mamãe (a gente nunca para de se referir na terceira pessoa depois que tem filho) 2x (20 minutos cada) por dia em momentos especiais
- ler e brincar sozinho
- lermos juntos
- responsabilidade compartilhada sobre os horários (ele está aprendendo a ver as horas, tem um relógio só dele com despertador)

Raquel:
- momentos especiais com Apolo 2x/dia 20 minutos cada
- exercício 20 minutos (começar pequeno pra conseguir incluir na rotina)
- estar no pátio por 20 minutos pelo menos (cuidar das plantas, pegar sol, brincar com filhote)
- ler livros por lazer - 20 minutos por dia
- mídia social - 20 minutos por dia (grande desafio - quero usar cada vez menos)*
- contato com amigos (escrever e-mails, etc) - 20 minutos**
- trabalhar e escrever: 2h/dia (estou de férias com o Apolo, mas tenho trabalho pra fazer em casa e quero também botar esse blog pra funcionar, então isso é mais ou menos assim: quero ter 2h/dia fazendo coisas produtivas no computador)
- cozinhar: 1h para janta (tempo ativo, sem contar tempo no forno, etc) e 30 minutos para outras refeições (quero cozinhar apenas 1x/dia e no almoço apenas complementar com saladas, etc). Deixar frutas cortadas...
- louça e organização da casa : 1h30min por dia (o básico, claro, sem contar limpezas de chão, banheiro, lavar roupas, etc... apenas pra manter a casa funcionando)
- menos tempo perdido
- organização frequente da casa (não deixar pra arrumar só quando não souber o paradeiro de nada, ou seja, parar tudo para organizar umas 2x/dia.

*
O problema das mídias sociais: morando no exterior, longe da família e amigos, com horários ruins para estabelecer contato, as mídias sociais se fazem necessárias. Não posso falar muito com todos os amigos, mas adoro ler notícias quando pessoas queridas postam sobre seus filhos, sobre passeios, sobre idéias. Além dos amigos reais de escola, faculdade, etc, nos últimos anos acabei fazendo muitas amigas virtuais, numa rede de pessoas inteligentes, queridas, revolucionárias em certo sentido, muitas vivendo experiências parecidas com as minhas, outras em situações bem diferentes mas com idéias congruentes. Não só gosto de ter notícia dessas pessoas, como elas são interessantíssimas e escrevem coisas que me fazem querer ler, aprender, evoluir. Sobre alimentação, ciência, relações humanas, medicina, parto, amamentação, maternidade, feminismo e uma gama de outros assuntos que me interessam demais e me fazem evoluir como pessoa. A questão é que um texto leva a outro e assim se perde tempo infinito, que quero passar a aplicar cada vez mais em prol da minha vida e família. Ainda acho difícil atingir os 20 minutos, acabo passando mais tempo. Mas quero achar "cortes" adequados para chegar lá.

** O contato com amigos acaba se confundindo com as mídias sociais, pois nelas leio bastante notícias de amigos. Acontece que eu sempre fui preguiçosa pra escrever, assim acabo lendo muito e escrevendo pouco. Perco contato com amigos antigos e mesmo com os mais recentes. Mesmo que adore essas pessoas, me perco. Então quero passar menos tempo nas mídias sociais lendo e mais tempo fazendo contato direto e específico com os amigos (sem ser "feliz aniversário" e curtidas em publicações gerais).

É isso... essas são as metas para os primeiros meses do ano. Também planejava dormir cedo quando coloquei isso no papel. Na primeira noite fui pra cama às 3h, na segunda às 2h e na terceira já são 0h30min. Ainda não consegui dormir cedo, mas digamos que esteja melhorando... meu problema é que se eu salvar esse texto sem estar pronto, vou acabar não voltando mais nele e nem publicar no blog... (no final eu terminei de escrever, salvei e só consegui voltar agora, 2 dias depois, pra organizar e publicar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário